O aço já é um velho conhecido da construção civil por garantir qualidade, durabilidade e economia nas obras. É um item obrigatório nas lojas de material de construção. Isso porque edificações de qualquer porte utilizam as peças de aço na estrutura fundamental, que mais tarde acomodará pisos, revestimentos, janelas, portas, iluminação e todo acabamento.
Oferecer ao cliente final um mix de produtos bem diversificado é uma forma de atender a demanda de cada projeto em sua amplitude: ou seja, fornecer tudo o que ele precisa em estruturas metálicas.
Aí vai uma lista dos materiais mais usados na construção de casas, edifícios e demais instalações:
- Vergalhão
Barras de aço, com superfície lisa ou nervurada, são fundamentais para uma construção, pois dão a firmeza e a segurança necessárias para qualquer tipo de estrutura. Os vergalhões já caíram até mesmo no gosto de arquitetos e designers, sendo um material bastante valorizado na construção civil. Os diferentes tipos de vergalhão, com níveis distintos de elasticidade e resistência, não podem faltar quando o assunto são materiais para construção civil.
- Arame recozido
O arame recozido, por sua vez, tem o papel de fixar as armaduras das ferragens de concreto armado, mas também é muito utilizado para amarrar peças na indústria. Esse tipo de material possui baixo teor de carbono, obtido da laminação a quente de vergalhão ou tarugo. O recozimento é o nome que se dá a um processo que o deixa flexível e fácil de manusear, eliminando a rigidez característica do aço.
- Telas
De acordo com normas legais e critérios definidos em uma tabela específica pela ABNT, as telas soldadas podem ser produzidas em diferentes formatos, como rolos ou em forma de painéis. Elas podem ser aplicadas em diferentes tipos de construção, dentre as quais podemos destacar:
- pisos para escritórios;
- lajes;
- estacionamentos;
- pisos residenciais;
- placas para muros;
- calçadas;
- piscinas de até 1,20 m;
- pisos de postos de combustíveis;
- depósitos.
- Treliça
A treliça pode ser utilizada na estrutura de lajes e minipainéis treliçados. Trata-se de uma armadura de aço pronta e pré-fabricada, usada também em espaçadores de armaduras. Seu uso reduz o custo de mão de obra e da necessidade de formas e escoramentos. Esse material promove maior organização no canteiro de obras e rapidez na execução de projetos e construções. Seu formato triangular é uma característica que garante que elas não percam a forma se forem submetidas a uma grande carga.
- Tubos
Há muitos tipos de tubo disponíveis no mercado de construção civil: tubos quadrados, redondos, retangulares, oblongo etc. Bastante versáteis e, por isso, se encaixam de diversas formas na construção civil. Podem ser utilizados na estrutura de andaimes, no escoramento de vigas ou na condução de fluidos, tanto para transportar gás quanto água fria ou quente. Além disso, é utilizado também como proteção de fios. Assim como os vergalhões, que caíram no gosto de arquitetos, os tubos acabaram se tornando peças decorativas bastante requisitadas nas estruturas contemporâneas.
- Perfis
Proporciona resistência elevada para construções e dão leveza aos projetos, facilitando o acabamento, com excelente custo-benefício. Muito aplicado nas fundações e obras, seja nas estruturas metálicas, mezaninos, escadas ou galpões. Proporciona perfeito encaixe e acabamento estrutural de qualidade. Também é empregado em vigas para lajes. Melhor opção em custo-benefício para a construção civil e indústrias. Muito aplicada nas fundações e obras, seja nas estruturas metálicas, mezaninos, escadas ou galpões.