De tão presente em nosso dia-a-dia, o aço se tornou invisível. Mas ele pode estar em tudo, e na maioria das vezes é uma solução muito boa. Assim como em outros setores, no campo, ele também traz muitas vantagens.
Toda eficiência que as atividades agrícolas obtém estão diretamente ligadas ao aço. Começamos pelo manejo da terra: ela é preparada com arados dos tratores, que movimentam com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas. Arados e tratores são feitos de chapas de aço!
Na hora da colheita, o aço se transforma em ceifadeiras e colheitadeiras para garantir agilidade e qualidade nesse processo. Colheita finalizada é hora de armazenar a produção.
Até na armazenagem o aço oferece aos produtores rurais benefícios. Galpões e silos com estruturas metálicas são erguidos em tempo menor que os de concreto, além de exigir menos esforço na fundação e oferecer mais área útil. Nessas instalações, as telhas e lambris servem para cobertura e fechamento laterais, respectivamente.
Se você está se perguntando se os galpões feitos com mais aço são mais quentes, já temos a resposta: é possível reduzir a temperatura desses espaços com telhas termoacústicas e também usando a própria amplitude desses locais. Um bom engenheiro pode ajudar nisso!
Ah, vale lembrar que muitos galpões de aviários são feitos também com estruturas metálicas, telhas e também telas e arames. E para fechar a porteira, não podemos esquecer dos arames farpado, ovalado e galvanizado que estabelecem os limites entre propriedades vizinhas, divide espaços e protege o gado e outras criações.
Percebeu como aço está bem presente no campo?