Há muito tempo o aço já é usado na construção civil. No Brasil, desde as últimas décadas do século 19 que ele está presente em obras. E tem sido cada vez mais explorado, mas ainda existem muitos mitos acerca do uso e até mesmo a substituição de alguns materiais por aço.
Que tal esclarecer alguns? Vamos lá!
Fica muito caro construir com aço!
Se comparado a outros materiais, como a madeira, ele tem custo unitário maior. Mas, o aço oferece, entre suas vantagens, mais leveza aos projetos. Ou seja, é possível planejar obras mais leves, com menor peso na estrutura e, assim, reduzir o seu preço. Se o profissional responsável pela obra souber fazer a adequação total dos materiais empregados na construção, o uso do ferro pode significar economia. Por exemplo, ao fazer um telhado com aço você consegue reduzir o custo, pois usa menos aço que madeira. Sem contar que há ganho em resistência e durabilidade com as estruturas metálicas. O custo inicial também se justifica a longo prazo.
Mas o aço enferruja!
A produção de estruturas metálicas evoluiu muito e o aço tem se tornado cada vez mais resistente à corrosão. Ou ainda, se utilizado da forma correta dificilmente isso acontecerá. Mesmo saindo das indústrias e revendas com proteção, é importante usar isolantes, até antes de pinturas. Engana-se quem acredita que estruturas de ferro não podem ser usadas no litoral. Materiais galvanizados e o aço cortem foram desenvolvidos justamente para ambientes mais corrosivos, como a beira-mar. Mas lembre-se: como outros materiais, o aço também tem vida útil, e após seu prazo, fica mais vulnerável ao meio.
Aço não aceita outro materiais!
Tanto na estrutura quanto na decoração, o aço vai muito bem com outros materiais. Neste ponto, vale mais a experiência do profissional em usar os materiais combinados com o aço, de forma que um não interfira nas qualidades do outro. Ele deverá considerar a movimentação natural do aço e planejar bem as amarrações e fechamentos para evitar que a dilatação do material não ocasione rachaduras. No campo da decoração, o aço figura muito bem com madeira, e muitos outros materiais. Inspirações não faltam no Google.
Quer mais vantagens, aí vai:
- É vapt-vupt: o tempo de fabricação das estruturas metálicas com peças sob medida é de até 20 dias e o da montagem, de uma semana a 15 dias. Comparando: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de concreto, em torno de três meses.
- Usa menos material e mão-de-obra: o sistema com aço industrializado evita desperdício, pois é comprado de acordo com o que será usado e requer menos operários.
- Produzidos paralelamente: enquanto se fazem as fundações, as peças metálicas estão sendo fabricadas.
- Obra limpa e organizada: sem depósitos de cimento, areia, madeira e ferragens, o entulho é menor.
- É flexível: é possível incorporar novos elementos metálicos.
- Mais espaço: os pilares e as vigas são mais delgados que as de concreto. Ou seja, a área interna aumenta e a distância entre os pilares também.
- É reciclável: o aço tem alto valor de revenda e pode ser derretido para a confecção de outras peças.
Convencido de que aço traz muitas vantagens para as construções?